Diagnóstico Diesel

Aprenda tudo sobre motores e o sistema de injeção diesel.

Este curso abordará todos os aspectos do sistema de injeção diesel, desde os princípios básicos até a manutenção avançada.

Neste curso você aprenderá de maneira prática e objetiva, com toda experiência e atualização do mercado.

Juntos, vamos trabalhar os seguintes conteúdos:

1. Histórico e evolução dos motores diesel

  • Invenção dos motores a combustão (ciclo otto, ciclo diesel)
  • Rudolf diesel e Robert Bosch

2. Princípios de funcionamento do motor a combustão interna

  • Cilindros/ cabeçote/ válvulas
  • Tempo de injeção
  • 2 tempos
  • 4 tempos (admissão ou aspiração, compressão, • combustão ou injeção e exaustão)

3. Diferenças entre Ciclo Otto e Ciclo Diesel

  • Velas de centelhamento e velas aquecedoras
  • Taxa de compressão
  • Pressão da injeção de combustível ( a alta taxa de compressão e a alta pressão de combustível aliada a alta densidade do diesel em relação ao álcool e a gasolina fazem o motor diesel ter maior aproveitamento energético)

4. Normas de emissões de poluentes e suas atualizações

  • Euro I 1992 ex: F-1000 turbo, D-20 motor Maxion; exigia turbo compressor e LDA nas bombas injetoras
  • Euro II 1996 ex: turbinas melhores, valvuladas, injetores menores e com mais pressão, bombas injetoras rotativas
  • Euro III 2000 ex: bicos injetores duplo estagio e melhor gerenciamento da injeção através das bombas com mais pressão conjunto de molas mais pesadas no corpo distribuidor e turbinas menores com mais pressão e Intercooler
  • Euro IV 2005 ex: surgimento dos motores diesel eletrônicos ex: Hilux, Ranger Power Stroke 3.0, Ducato, caminhões na época poderia escolher eletrônico ou mecânico ate 201, com RQV-K ou KKSB.
  • Euro V 2009 na Europa e no brasil 2012: totalmente eletrônico com filtro de partículas e válvula egr ou ARKA para veículos pesados. Gerenciamento dos gases evaporativos e exaustivos não mais por opacidade mas por medição em percurso
  • Euro VI 2006 na Europa e no Brasil 2024/2025 veículos leves e pesados com EGR DPF ARLA gerenciamento dos gases e etc…
  • Euro VII previsão de obrigatoriedade de veículos elétricos e híbridos

5. Implicações das normas na melhoria dos motores

  • Evolução tecnológica dos motores se deve a mudança na emissão de poluentes
  • Metrologia e unidades de medições (pequena explanação)

01. Introdução à Injeção Diesel

Sistemas de injeção de combustível

1. Bomba injetora mecânica

  • Bomba em linha (tipos de reguladores e sua evolução de acordo com as normas de emissões)
  • Bomba injetora rotativa (tipos de reguladores e sua evolução de acordo com a norma de emissões)
  • Bomba injetora com regulador eletrônico (aplicações e curiosidades)
  • Bomba injetora Delphi (aplicações e desenvolvimento na Delphi)
  • Bomba injetora stanadyne (aplicações e curiosidades)

2. Bico injetor mecânico

  • Explorar funcionamento e explicar o funcionamento no motor

3. Injeção indireta

  • Aplicações e curiosidades sobre a pressão de combustível
  • Curiosidade sobre o desenvolvimento


4. Injeção direta de combustível

  • Principais vantagens em relação a injeção indireta


5. Sistema eletrônicos up/ui (veículos pesados)

6. Sistema Common Rail e suas particularidades (indutivo e piezoelétrico)

  • (Bosch, Denso, Delphi e Continental)

02 Eletrônica e gerenciamento dos motores

1. Ecu e seu funcionamento no gerenciamento do motor

2. Funcionamento de sensores

  • Sensor de temperatura
  • Sensor de pressão do ar e temperatura do ar
  • Sensor de pressão atmosférica
  • Sensor MAF
  • Sensor MAP
  • Sensor de pressão de óleo do motor
  • Sensor de pressão do rail

3. Atuadores

  • Válvula de segurança do rail
  • Bicos injetores
  • Válvula reguladora de pressão do turbo
  • Válvula M PROP (modelos e números de vazão)
  • Válvula DRV
  • Aplicações continental com DRV e M PROP
  • Válvulas DRV no Rail
  • Estratégia de funcionamento da pressão do rail e suas peculiaridades (Ranger, Land Rover, Iveco, Sprinter, MWM)

4. Tecnologia de pós-tratamento de gases

  • Válvula EGR
  • Sistema SCR
  • Sistema DPF
  • Sistema arla
  • Tipos de catalizadores

5. Diagnosticando falhas

  • Ferramentas para diagnóstico
  • Scanners
  • Osciloscópio automotivo
  • Teste de bomba de alta e bicos injetores common rail

6. Rotinas de manutenção na oficina

  • Gestão de oficinas diesel e cobrança de serviços
  • Rotinas de manutenção preventiva e corretiva
  • Análises de defeitos reais e rotineiros
  • Estudo de casos e soluções
  • Tendências para os motores diesel

Continuação da formação

  • Curso de reparação de injetores e bombas de alta do Sistema Euro III
  • Curso de reparação de injetores e bombas de alta do sistema euro V
  • Curso de reparação de unidades eletrônicas (veículos pesados)
  • Diagnostico e reparação do sistema arla

Quem será seu mentor

Laercio Monteiro

Especialista em reparos e manutenção de bombas e bicos injetores diesel, common rail, para motores de caminhonetes, caminhões, tratores, barcos e geradores.

Formação nas principais empresas do setor, como Delphi e Bosch, e cursos no SENAI e independentes, com vasta expertise técnica em mais de 25 anos. Além disso é treinador dos colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento da equipe e da empresa. Já formou profissionais que se tornaram empresários no mesmo ramo, promovendo o avanço econômico e técnico do setor.

Sobre o Curso

Individual

Para 1 (uma) pessoa
12X R$ 340
90
ou 3.499 à vista
  • Acesso presencial
  • Material de Apoio
  • Networking
  • Acesso 30 dias na PO360

Dupla

Para 2 (duas) pessoas
12X R$ 506
43
ou 5.198 à vista
  • Acesso presencial
  • Material de Apoio
  • Networking
  • Acesso 30 dias na PO360

Maiores informações

Se você deseja um pacote para mais pessoas, ou está com alguma dúvida?

Eu tenho um time pronto para responder qualquer pergunta que você tiver.

WhatsApp

Fale diretamente conosco pelo WhatsApp

Plataforma PO 360 - Todos os Direitos Reservados.

Dotta Treinamentos Profissionais Ltda
CNPJ: 33.043.935/0001-04

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para falar com nosso time.

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para falar com nosso time.

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para falar com nosso time.

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para falar com nosso time.

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para se inscrever gratuitamente

Preencha seus dados para falar com nosso time.

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para reservar sua vaga

Preencha seus dados para se inscrever no evento